O Brasil e o mundo não passam por bons momentos. Guerras, ações desmedidas de presidentes tresloucados, disputas na vida real e na vida virtual. Apesar disso, a fé ainda permanece como refúgio, em uma prece de esperança para um presente e futuro melhores.
Esse refúgio poderá ser visto no enredo da Unidos de Vila Maria. Este ano marca o “jubileu de bênçãos” da aparição de Nossa Senhora Aparecida.
A aparição da Santa Padroeira no Rio Paraíba e o milagre da multiplicação dos peixes é o ponto de partida para o enredo “Aparecida: A Rainha do Brasil – 300 anos de Amor e Fé no Coração do Povo Brasileiro”, desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França. No barracão, sob o comando de Delmo de Moraes, diretor artístico, o SP Norte viu o que a escola vai preparar para este carnaval. Uma certeza: será um desfile emocionante – e com “bênção” oficial da igreja para que as imagens sacras sejam mostradas.
A emoção vai começar logo na comissão de frente, com a aparição da santa nas águas do rio e a abundância de peixes. “O momento da abertura da comissão é emblemático, muito forte. Vai mexer com a cabeça de todo mundo, não só de quem vai estar no Anhembi, mas quem estiver assistindo a transmissão”, afirma Delmo.
Depois, a Vila Maria vai mostrar a fé – ainda que todo o enredo seja sobre a devoção à santa – e o início da história, com tropeiros e bandeirantes que passavam pelo Vale do Paraíba. Na sequência, o segundo carro representará os presentes de Princesa Isabel: a coroa e o manto azul bordado em ouro.
O terceiro setor da escola será dedicado aos principais milagres de Aparecida, em um carro que remete às casas interioranas e os relicários típicos dessas regiões. O quarto carro mostra a fé que se espalhou pelo Brasil. A alegoria vai remeter à bandeira: a parte inferior, com casinhas e igrejas, será verde. No meio, o dourado e amarelo predominam, com esculturas de personagens de cada canto do país. Por fim, na parte superior, o azul, com uma performance de Serginho do Pandeiro, que ficou conhecido por desfilar na carioca Mangueira.
A última alegoria também será um dos pontos altos do desfile. Uma réplica exata da Basílica de Aparecida, com todos os detalhes – 723 janelas, em 12 modelos diferentes – promete emocionar. “Quando você passa pela Dutra, e vê a Basílica, você se benze. Aqui vai ser o contrário. A Basílica vai passar pelo Anhembi, e as pessoas vão se benzer. Esse término vai ser muito forte”, afirma Delmo. Como diz o samba, “é gente abraçada a chorar, Vila Maria abençoada vem pedir”. Aliás, a canção é um dos sambas mais belos do ano: uma declaração de amor proseada, uma oração.
Atrás do carro, a imagem branca e prateada de Virgem Maria Santíssima remete à paz que tanto precisamos. “O país está carente disso. Estamos pedindo essa paz, que ela traga para a gente, para melhorar um pouquinho a vida do brasileiro e no mundo”, diz o diretor artístico.
O desfile será marcado pela emoção e pela presença de devotos famosos, como o sertanejo Daniel, a atriz Isabel Fillardis e a apresentadora Claudete Troiano. O rei Roberto Carlos foi convidado, mas a presença dele ainda não está garantida.
Que Nossa Senhora traga a luz e a paz que tanto almejamos – e, quem sabe, para a escola, o primeiro título no Grupo Especial.
Samba-enredo
Compositores: Leandro Rato, Zé Paulo Sierra, Almir Mendonça, Vinicius Ferreira, Zé Boy e Silas Augusto
Intérprete: Clóvis Pê
Pedi aos céus
Para iluminar essa jornada
Seguir com fé, na caminhada
Santa aparecida dessas águas
Fez a nossa rede prosperar
Virgem conceição imaculada
Os teus feitos vão se revelar
Num choro incontido, o nó na garganta
A história marcada em devoção
Joia da princesa pra te coroar
Presente que acalanta o coração
Oh Senhora, oh Senhora
Reluz teu manto azul bordado em ouro
A bênção de viver a tua glória
Milagre…
É lindo ver o povo venerando
Pagando promessas em oração
Negra mãe divina liberdade
Do impossível és a salvação
O cortejo vem te receber
E eu já posso ouvir a cantoria
É gente abraçada a chorar
Vila Maria abençoada vem pedir
Pátria mãe gentil
Não deixa de exaltar a padroeira
Pro bem do meu país
Nos de a paz bendita e verdadeira
Aos teus pés vou me curvar
Senhora de Aparecida
A prece de amor que nos uniu
Salve a Rainha do Brasil
Informações
Quadra: Rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448 – Jardim Japão
Ensaios: quarta-feira (20h), sexta-feira (22h30), domingo (17h)
Entrada: R$ 20
Ensaio técnico: 4 e 11/2 (sábado), às 20h15, no Sambódromo (Av. Olavo Fontoura)
Ficha técnica
Enredo: Aparecida: A Rainha do Brasil – 300 anos de Amor e Fé no Coração do Povo Brasileiro
Carnavalesco: Sidinei França
Presidente: Adilson José
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Edgar e Laís
Mestre de Bateria: Mestre Moleza
Madrinha de Bateria: Dani Bolina
Carros alegóricos: 5
Componentes: 3.500
Desfile: 3º escola da sexta-feira (24/2)
fotos: Bruno Viterbo