Bastante aguardada por quem utiliza o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a Linha 13 – Jade começa a operar em fase de testes neste sábado (31/3). Primeiro transporte sobre trilhos do Município de Guarulhos, além de ser uma opção de mobilidade mais rápida e econômica, atendendo turistas e profissionais que vêm a São Paulo a negócios, a linha beneficiará a população que mora, trabalha ou estuda em Guarulhos. A projeção indica que a nova linha deverá atender, inicialmente, cerca de 130 mil passageiros por dia útil.
Inicialmente prevista para 2005, a Linha recebeu seu primeiro teste na quinta-feira (22/3). Segundo informações da CPTM, os trens irão circular somente aos finais de semana, das 10h às 15h, no período de um mês; a passagem será gratuita durante essa fase de testes. A partir de maio, os trens passarão a circular todos os dias da semana no mesmo horário, também com a tarifa gratuita. Somente no terceiro mês de operação é que a Linha circulará em horário normal, com cobrança de tarifa.
Com um total de 12,2 km de extensão, a Linha 13 – Jade terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart, que é o ponto de integração com a Linha 12 – Safira.
Durante toda a operação comercial, das 4h até meia-noite, funcionará o serviço regular com viagens da Estação Aeroporto-Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart com duração de 15 minutos. Quem desejar seguir viagem pelo Metrô ou pela CPTM terá que realizar transferência para a Linha 12 – Safira na Estação Engenheiro Goulart.
Já nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), haverá ainda o serviço Connect, com trens que seguirão da Estação Aeroporto até a Estação Brás, sem necessidade de trocar de composição na Estação Engenheiro Goulart. O trajeto durará cerca de 35 minutos e o trem parará nas estações para embarque e desembarque.
Além disso, está previsto para julho o início do serviço Airport-Express, que transportará os usuários entre o aeroporto e a Estação da Luz, onde podem fazer transferência para as linhas 7 – Rubi e 11 – Coral da CPTM e para as linhas 1 – Azul e 4 – Amarela do Metrô. O trajeto será realizado em cerca de 35 minutos. Os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos. A tarifa, no entanto, será diferenciada e ainda não foi definida.
Fotos: CPTM/Alexandre Carvalho