O Governo do Estado de São Paulo está negociando com as principais operadoras um contrato para a entrega de serviços do Poupatempo por dispositivos móveis, com a conta do uso de dados paga pelo Governo.
A iniciativa faz parte do Projeto Poupatempo de 2a Geração. Com o acordo em negociação, o usuário não terá custos para fazer consultas ou agendamento no Popupatempo a partir do seu smartphone, mesmo que não esteja usando uma rede wi-fi aberta.
Quando o usuário usar um dispositivo móvel para agendar um serviço presencial, as operadoras vão identificar que trata-se de um serviço do Governo, e não será cobrada tarifa.
Para que a ação seja realizada, a Coordenadoria de TI da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão está negociando com as operadoras uma tarifa para a cobrança reversa, enquanto a Secretaria Jurídica está elaborando um modelo de contrato por adesão.
O Poupatempo 2ª Geração prevê a oferta de serviços eletrônicos, tanto pela internet quanto por smartphones, estes responsáveis por mais de 50% dos aparelhos com 3G no país e que dispõem de rede WiFi.