::: Bruno Viterbo
??A concessionária responsável pelas obras da nova Linha 6-Laranja do Metrô enviou nota informando que o projeto está suspenso e que “visa reduzir impacto à continuidade do Projeto e preservar patrimônio público”
A Move São Paulo é responsável pela construção, operação e manutenção da linha que ligará a região noroeste da cidade ao centro. Carente de transporte público, bairros como Freguesia do Ó e Brasilândia serão beneficiadas com a nova linha.
Com as obras suspensas, a linha que tinha previsão de ser entregue em 2021, de acordo com o governador Geraldo Alckmin, fica sem data para voltar. A concessionária alega que a suspensão é por conta das “dificuldades vivenciadas na contratação do financiamento de longo prazo, condição indispensável à continuidade do Projeto”.
Ainda na nota, a Move São Paulo afirmou que negocia com o BNDES e o Governo Estadual outras propostas e alternativas para reequilibrar a parceria público-privada estabelecida, e que a decisão visa resguardar o interesse público “na medida em que mitiga danos à viabilidade do empreendimento e preserva as atividades já executadas”.
O processo de desapropriação será mantido, bem como o atendimento à população e a logística para o recebimento dos equipamentos – conhecido como “tatuzões” – já comprados pela empresa. Será mantida também a previsão de gerar 9 mil empregos durante o pico da obra, além da criação de outros mil postos para o início das operações “assim que as atividades forem retomadas, o que esperamos que ocorra no menor prazo possível”.
A Move São Paulo enviou, juntamente com a nota, uma tabela com os serviços realizados até o momento, e que a obra teve “investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões”.