Importante via que liga Santana ao Barro Branco, a Água Fria faz parte da história da zona norte. Sua origem tem relação com o surgimento do bairro Jardim frança, pois ocorre na mesma época e fazem parte da extensa propriedade do francês Jacques Funke.
Lá é possível encontrar de tudo que você precisa, como lojas de roupas a institutos de beleza, papelarias, farmácias, além de supermercados e restaurantes.
A região é conhecida por sua segurança, pois abriga a sede da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, centro de formação dos profissionais da segurança pública,além dos sobrados modernos e das luxuosas casas.
O que vale a pena observar é como a região preserva sua história. Ao andar pelo território é possível encontrar os casarões antigos, mas restaurados. Além disso, é possível encontrar a antiga construção da capela de São Sebastião, que por anos, teve sua fachada sustentada por vigas de madeira.
Diferente dos casarões, a Capela encontra-se em ruínas, apesar de seu tombamento realizado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), em 2003.
Importante ícone cultural e histórico de São Paulo, a capela de São Sebastião foi erguida em 1872, época em que a região era conhecida como Chácara dos Padres, de propriedade dos jesuítas. Essa área serviu, no passado, como pouso para os tropeiros que demandavam o sertão das Minas Gerais. Sua história está ligada à Guerra do Paraguai e às Revoluções de 1930 e 1932.
Qual é a origem do nome?
Não existe uma confirmação oficial do nome da região. O que foi apresentado é que existe algumas suposições em relação a sua origem:
- Há relatos que o nome da região foi atribuído a um córrego que havia na região. No entanto, nos antigos mapas não consta nenhum córrego;
- Outra versão tem a ver com a própria Serra da Cantareira, já que as águas de seu manancial não são tão aquecidas;
- A terceira história é uma referência de uma fonte ou nascente na Rua Sylvio Delduque, que servia de bebedouro a quem passava por ali.
História
O bairro surgiu em 1918 com a criação da Companhia Franco Paulista de Água Fria S/Ade Funke. A partir da companhia, a região passou ser loteada.