O Presidente do Creci-SP, Dr. José Augusto Viana Neto, abordou o assunto e comentou sobre o mercado imobiliário na Cidade
::: Ana Cláudia Sacomani
Uma série de audiências públicas estão sendo realizadas na Câmara Municipal de São Paulo e nas 32 subprefeituras, para discutir a “Lei de Zoneamento” na Cidade, cujo objetivo é definir o uso e ocupação do solo. A lei foi criada para orientar e localizar as zonas, fazendo com que o estudo de intensidade populacional, dimensões, taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento dos lotes.
Baseado nesta polêmica, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – Distrital Norte promoveu na terça-feira (1o/9) uma palestra sobre o assunto. Proferida pelo Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) Dr. José Augusto Viana Neto, o encontro reuniu centenas de pessoas no auditório localizado na Rua Jovita, 309 – Santana.
Fizeram parte da mesa o Superintendente da Distrital Norte, George Abraham Ayoub; o Vice-Presidente e Coordenador das Distritais Regionais da ACSP, João de Favari; o Presidente do Creci, Dr. José Viana; o Diretor-Presidente da Remarca Patentes, Carlos de Lena; o Juiz e Diretor do Fórum Santana, Dr. Maurício Campos da Silva Velho; e o Gerente da Porto, Seguro Marques Ernanes.
George Ayoub iniciou as atividades agradecendo a todos pela presença e destacou a importância do tema aos comerciantes e associados. Em seguida, passou a palavra ao Vice-Presidente da ACSP, João de Favari, e disse que a entidade pretende se dedicar mais à comunicação e aos novos negócios.
Durante 15 minutos o representante da Porto Seguro, Amadeu Reis, explanou com o auxílio de recursos audiovisuais os serviços e as conquistas da empresa, como locação, títulos de capitalização e seguros aluguel e fiança.
Logo após a apresentação de Reis, o Diretor-Presidente da organização Remarca, Carlos De Lena falou sobre a importância do registro da marca de uma empresa. Lena exemplificou importantes marcas que atuam ou atuaram na Zona Norte, além de explicar a segurança do patrimônio de identidade de uma empresa.
Enfim, a palestra do Presidente do Creci, Dr. José Viana. O executivo iniciou a palestra referenciando a parceria que a entidade mantém com a Associação Comercial de São Paulo, e dizendo da recente conquista do Conselho em selar um convênio em conjunto com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). Segundo ele, o convênio deverá se estender às seccionais e distritais de São Paulo visando trazer mais corretores e imobiliárias para as associações comerciais da Capital e do Interior Paulista.
Ao entrar no tema da palestra, Viana disse que o atual Plano Diretor é muito complexo. “Toda a vez que você encontra uma boa ideia há uma contrapartida extremamente negativa que impede tudo aquilo de deve ser feito”, destacou. O Presidente do Creci também ressaltou as dificuldades e os obstáculos em conseguir um alvará ou uma licença de funcionamento. “Em São Paulo quase ninguém tem alvará ou licença de funcionamento, para conseguir é preciso muita burocracia na maior cidade da América do Sul”, afirmou.
De acordo com Viana, o Poder Público possui muitas irregularidades contrapondo sempre aquilo que lhe é interessante. “Como que essas autoridades que vivem dentro desses gabinetes entendem das dificuldades dos comerciantes e seus prejuízos”. Ele desabafa dizendo que existem muitas regiões degradadas na Cidade e que o Plano Diretor vai encerrar assim como os outros “ele vai terminar como terminaram todos, ninguém vai ficar contente”.
Mercado imobiliário
Durante a palestra, o Presidente do Creci fez uma breve análise sobre a Cidade. “São Paulo possui uma economia fora do comum mesmo passando por várias crises. Para ele, basta uma brecha para o mercado imobiliário se recuperar.
A respeito da Zona Norte, Viana salientou que a região está bastante valorizada e os empreendimentos são de altíssimo nível. “Quem investir na Zona Norte terá seu capital multiplicado por muitas vezes num curto espaço de tempo”.
Quanto ao mercado imobiliário na Cidade, o Presidente disse que o Creci realizou uma pesquisa e identificou que o número de negócios realizados no primeiro semestre do ano foi menor em relação a 2014, porém o valor aumentou cerca de 6%. Ele destacou ainda que este é o momento certo para se investir em imóveis: “agora é hora de selar negócio e pechinchar, é o momento em que o cliente tem de fazer bons negócios”.
Dr. José Augusto Viana encerra a apresentação dizendo que devemos ser críticos e mais atuantes. “A população deve participar mais destas comissões e grupos de trabalho nas subprefeituras e na Câmara Municipal de São Paulo levando sua opinião”, finalizou.
Após o término da palestra, o executivo recebeu das mãos de George Ayoub uma placa da Distrital Norte. Os demais palestrantes também receberam a homenagem.
No final do evento foi servido um coquetel aos convidados e autoridades.
[WRG id=18143]