Jubileu de Ouro: Mocidade Alegre celebra 50 anos

0

Encerrando a série especial com os enredos das escolas de samba da Zona Norte para o Carnaval 2017, a Mocidade Alegre chega com o espírito na vitória nas veias para celebrar seus 50 anos de história. O jubileu de ouro será comemorado com o enredo “A Vitória Vem da Luta! A Luta Vem da Força! E a Força… Da União”, um dos lemas entoados há muitos carnavais pela presidente Solange Cruz.

Clique AQUI e veja todas as fotos do terceiro e último ensaio técnico da escola!

A escola não permitiu a realização de imagens no barracão. Tanto mistério – ou, agora, nem tanto, já que quem passa nos arredores do Sambódromo consegue ver um pedacinho do que a Morada e outras escolas vão levar para a avenida – tem fundamento: um carnaval especial, e sob a criação de um novo time. Para este ano, a escola trouxe Leandro Vieira, carnavalesco campeão com a Mangueira em 2016 com o enredo que homenageou Maria Bethânia. A comissão de carnaval também é integrada por Neide Lopes, Paulo Brasil e Carlinhos Lopes, todos com passagens por escolas de São Paulo e do Rio.

Mas, contar a 50 anos de história merecia muito mais que um carnaval. Fundada em 24 de setembro de 1967 e detentora de dez títulos, a Morada do Samba escolheu relacionar a própria jornada com as grandes conquistas que movem o mundo. Afinal, o samba é a vitória de um povo.

O desfile começa sob as bênçãos da deusa Vitória, que guia os guerreiros – sambistas – para uma jornada de luta e triunfo. O abre-alas, onde o dourado predomina, reforça essa visão. Depois, a Morada parte para a luta, fundamental para obter a vitória: guerreiros armados, vestidos para combater, como os gladiadores da Roma Antiga – os nossos imortais sambistas de hoje.

O terceiro setor mostra o poder da força, a coragem para vencer. O foco, determinação e fé são os ideais perseguidos tanto por guerreiros quanto por sambistas, onde encontram nessas qualidades a força necessária para se chegar ao triunfo final. Só que, para obter tudo isso que foi falado, é preciso de união. A deusa Vitória conduz os sambistas a uma jornada onde só a coletividade é possível para se chegar ao sucesso. “Todos juntos somos mais, e vamos mais além”, diz a letra do samba. É chegada a hora de fazer dessa jornada uma grande Kizomba…

Desfile da Mocidade Alegre no Carnaval 2016

O sambista volta para o nosso tempo. O final do desfile vai mostrar, de fato, a celebração de uma comunidade no grande templo do Carnaval, que revê a história dos garotos – ou heróis – que saiam às ruas para foliar e, 50 anos depois, o orgulho que se tornou a Morada do Samba. Uma escola que, de geração em geração, transpassa o tempo, eternizada em sonho, poesia e realidade.

O desafio é grande: a Mocidade Alegre será apenas a segunda escola a pisar na avenida. No entanto, a Morada sabe bem o que é a força da superação. Lembrando que a escola, desde que se tornou a multicampeã dos últimos anos, nunca ficou três carnavais sem ganhar o título.

Deixa quem quiser falar. Afinal, lá vem ela, pra deslumbrar a passarela.

Samba-enredo

Compositores: Gui Cruz, Imperial, Luciano Rosa, Portuga, Rafael Falanga, Reinaldo Marques, Rodrigo Minuetto e Vitor Gabriel
Intérpretes: Tiganá e Ito Melodia

Sou eu quem risca o chão do terreiro
Bom malandro… Na essência de um menino
Sou eu quem o tempo seduz,
E a história conduz a cumprir meu destino
Parti… Em sonhos bordados de glórias
A vitória hei de conquistar
Predestinado a lutar, seguir os meus ideais
E desistir, jamais!
No bom combate, um dom verdadeiro
Vestido com as armas de um guerreiro

Tem que ter coragem pra vencer
Renascer e como o sol brilhar
De peito aberto eu vou…
Seja o que Deus quiser
A minha força vem da minha fé

A voz que revela o caminho,
Me diz que sozinhos não somos ninguém
Todos juntos somos mais e vamos mais além
É Kizomba, herança de Palmares
É o povo, unido em liberdade… Valeu Zumbi!
Cruzei esse Palácio iluminado
Chorei ao ver meu sonho eternizado
E como um Arauto anunciei…
Lá vem ela… Simplesmente poesia
Minha Escola, minha vida
Verdadeiro orgulho do sambista!

Deixa quem quiser falar
Onde o samba fez Morada, é o meu lugar
Um Jubileu de Ouro, uma eterna paixão
É Mocidade, o meu pavilhão!

Informações
Quadra: Rua Samaritá, 1.020
Ensaios: a escola já realizou todos os ensaios de quadra e técnicos

Ficha técnica
Enredo: A Vitória Vem da Luta! A Luta Vem da Força! E a Força… Da União
Carnavalesco: Comissão de Carnaval (Leandro Vieira, Neide Lopes, Paulo Brasil e Carlinhos Lopes)
Presidente: Solange Cruz
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Emerson Ramires e Karina Zamparolli
Mestre de Bateria: Mestre Sombra
Rainha de Bateria: Aline Oliveira
Carros alegóricos: 5
Ordem de desfile: 2ª escola da sexta-feira (24/2)