Justiça Eleitoral dá início a processo de treinamento para cerca de 400 mil mesários

0
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr Brasília - Justiça Eleitoral faz demonstrações das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 3 de outubro. Desta vez, o eleitor visualizará, além da foto do candidato, a de seus vices e suplentes, no caso de presidente, governador e senador

A Justiça Eleitoral paulista iniciou o programa de trainee para 388.596 mesários em todo o Estado. Destes, 106.568 serão destinadas para Grande São Paulo e 282.028 para cidades do interior.

A zona eleitoral do Tucuruvi (256a Z.E.) começou o treinamento com 1.506 mesários, com turmas de aproximadamente 400 alunos. No local, o interessado encontra um manual para uso individual com instruções, declaração de comparecimento – fundamental para comprovar no trabalho e pedir as folgas obrigatórias por lei –  e a legislação do empregador.

As palestras vão das 14h às 18h e, entre todos os benefícios, conta principalmente com a interatividade dos mesários com o cartório, na tentativa de tirar a maior quantidade de dúvidas possível.

O programa teve início nos dias 27 e 28 de agosto e formou novas turmas nos dias 3 e 4 de setembro. Quarta-feira (7/9) é o último dia na formação das classes na zona eleitoral do Tucuruvi. As aulas ocorrerão no auditório do Colégio Passionista da Cruz (Av. Tucuruvi, 470).

Pagamento aos mesários será pelos Correios

A forma de pagamento do auxílio alimentação também mudou para dar mais segurança aos chefes de cartório, sem precisar carregar dinheiro em espécie. A partir destas eleições, o saque no valor de R$ 25 referido ao mesário poderá ser feito de qualquer agência dos Correios e já estará disponível entre os dias 7 e 25 de outubro. Caso ocorra segundo turno, o saque será entre 4 a 22 de novembro.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr