Cinco curiosidades sobre a Rua Manuel Gaya

0

Leito de trem no passado, a Rua Manuel Gaya, além de ser uma importante via de ligação entre os bairros do Tremembé, Tucuruvi e Jaçanã, apresenta atualmente grande estrutura de comércio e serviços. Conheça cinco curiosidades dessa rua tão importante para a Zona Norte e confira alguns deles na página especial da edição impressa do SP Norte:

Um trem passou por aqui

No início do século XX, a Rua Manuel Gaya possuía um leito por onde circulava o famoso Tramway da Cantareira. No cruzamento das ruas Pedro Vidigal e Benjamin Pereira, inclusive, encontrava-se a Estação Vila Mazzei. O trajeto do trenzinho seguia até atingir a Av. Maria Amália Lopes de Azevedo.

Um Manuel? Não: três!

O nome é uma homenagem a Manuel Afonso Gaya, grande desbravador e patriarca de três gerações de “manuéis”. Casado com Maria Nunes Siqueira, tinha cargo importante na Câmara Municipal e foi juiz. Seu filho Manuel explorou minas de ouro e prata em Paranaguá (PR) e foi senhor de engenho em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. Já o neto Manuel foi pesquisar lavras de ouro em Minas Gerais e acabou indo parar na Capitania da Bahia, em Vila da Cachoeira, onde fixou-se. A homenagem, no entanto, vai para o patriarca dos Manuéis, que batiza essa importante via de Vila Mazzei.

Outros nomes

Antes de ser batizada com o nome do português Manuel Afonso Gaya, foi conhecida por Rua João Veloso e Av. Paulo Lauro. A estação de trem foi desativada em 1965. O desenvolvimento retirou o trem e seus trilhos, dando lugar ao concreto, tornando-se um importante eixo viário da região, sobretudo para quem vai da Maria Amália com destino ao Tucuruvi.

O agora

Hoje, a Rua Manuel Gaya é conhecida como uma via de serviços variados, com lojas voltadas ao segmento de casa e construção, oficinas automotoras, pet shops, escolas particulares, autoescolas e despachantes, clínicas odontológicas, imobiliárias e escritórios de contabilidade, além de amplo comércio, com destaque para academias, pizzarias, bares e lanchonetes, roupas, papelarias e perfumarias.