Saúde

Campanha Julho Verde alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, seus principais fatores de risco e como preveni-la, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) promove a segunda edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde. O dia 27 de julho foi definido como Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, durante o congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço. Hospitais e entidades filantrópicas também realizam até o final do mês de julho ações e programação especial com palestras e workshops.

Estes tipos de câncer afetam diversas áreas e funções do corpo humano, tais como a cavidade oral e nasal, além da laringe, respiração, fala e deglutição.

Entre os sintomas preocupantes está o nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece espontaneamente, em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente. Outros sintomas visíveis são mudança na voz, manchas brancas na boca, aftas frequentes, lesões com sangramento na boca e dificuldade para cicatrização.

De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de boca e laringe é hoje o segundo mais frequente entre homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer de tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

No Brasil, cerca de 70% dos casos ainda apresentam estágios avançados: III e IV, onde as chances de cura ou controle são menores, porém podem ser atingíveis. Já os casos iniciais I e II possuem alta chance de cura/controle.

Várias ações estão sendo programadas em todo o país para comemorar a data. Um exemplo são os museus de São Paulo, nos quais o público pode participar ao visitar os locais, pois são espaços de lazer, turismo, estudo, pesquisa, educação e também estão a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. A ação do Governo do Estado visa valorizar e fortalecer a imagem dos museus brasileiros, bem como difundir e comunicar atividades e campanhas promovidas pelas instituições museológicas.

Fonte: SBCCP




Warning: A non-numeric value encountered in /home/jornalspnorte/www/wp-content/themes/jornalspnorte/footer.php on line 3
Topo