Todos os caminhos levam ao Jardim São Paulo

0

Este é um local relativamente novo. No próximo dia 18 de julho, o Jardim São Paulo celebra 79 anos de história. Uma história formada por ligações com pessoas de vários lugares, não somente da Zona Norte, que deram origem ao jovem bairro.

Integrante do distrito de Santana – que também aniversaria neste mês –, o Jardim São Paulo é, provavelmente, um dos bairros de crescimento mais exponencial na Zona Norte. Em poucos anos, a região de hortas e terrenos viu a chegada de grandes empresas, ainda na década de 1970. Depois, um boom ainda maior com a chegada do Metrô, em 1998.

História doce como chocolate

Algumas empresas acompanharam de perto esse processo. É o caso da tradicional Chocolates Munik, localizada na mais importante via do bairro, a Av. Leôncio de Magalhães. Integrante de uma “dinastia do chocolate”, a Munik foi fundada em 1975. Mas, ainda, no bairro do Bom Retiro – assim como este repórter –, os familiares de Márcio e Mara Marconi, proprietários da Munik, nasceram e moraram no bairro da Região Central.

Com produção própria e 20 lojas espalhadas em São Paulo e região metropolitana, a Munik foi uma das empresas que contribuiu para o crescimento do Jardim São Paulo. Só na região e cercanias, são três unidades: a sede, outra no Centro Comercial ao lado do Metrô, e na fábrica, localizada na Rua Caetezal, na Água Fria. Há, ainda, a unidade do Shopping Center Norte. As quatro são responsáveis por boa parte do faturamento da empresa.

A antiga granja – ou o “galinheiro”, como se divertem os irmãos Marconi – atraiu a clientela, interessada nos chocolates que só eram vendidos no atacado. Há até a história de uma cliente que – Mara garante – foi a primeira a entrar na loja. E vai até hoje. “Se falar com ela, ela te arranca lágrimas”, afirma a empresária. Para Márcio, o bairro “representa tudo para nós”, e que “acaba conhecendo todo mundo ao redor”.

Vai rolar a festa

Opinião compartilhada com Douglas Moreira Filho, do grupo New Star. A empresa, que começou com filmagens e fotos quase caseiras de casamentos de amigos e familiares, hoje é uma das principais empresas do ramo de festas, locação de trajes e produção de eventos.

Fundada por Douglas Moreira há 30 anos, no Tucuruvi, tem no Jardim São Paulo toda uma trajetória de sucesso.

“Nós acompanhamos o crescimento do bairro. Muita gente fala para o meu pai que nós que demos esse boom comercial de prestação de serviço na região”, afirma Douglas Filho.

Apesar de não morarem no bairro, a família construiu a vida no Jardim São Paulo. E, certamente, construíram histórias com os moradores.

“Eu tenho certeza que em algum momento da vida de algum morador nós passamos: alguém que foi a uma festa, alugou um traje, veio a algum evento aqui. Temos um relacionamento muito bom com o pessoal do bairro”, conta.

Dos EUA para a Zona Norte

Outro empresário que não nasceu no bairro, mas fez uma trajetória é George Ayoub. Vindo dos Estados Unidos para o Brasil com 6 anos, o fundador da Sheik Corretora de Seguros viu o crescimento dos arredores. “Quando cheguei passava o trenzinho na rua tramway, que antigamente era a Rua São José. Eu vi o crescimento desse bairro em todos os segmentos, no ramo imobiliário, comercial, hospitais, padarias”, conta Ayoub.

Morador da Zona Norte há 55 anos, Ayoub foi Diretor-Superintendente da Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo. Hoje, está na central da Associação, e vê que o Jardim São Paulo tem potencial. “Acredito na Zona Norte, e no país. Acredito, confio, aqui vai ser uma região que vai dar muita alegria para nós”, aposta.

Um bairro jovem, que segue sua formação com gente de todos os lugares, engajando um “jardim de crescimento” fundamental para o desenvolvimento da Zona Norte. Além disso, o bairro conta com uma atuante associação de moradores. Liderada por Alba Medardoni, a Associação Amigos do Mirante Jardim São Paulo é ativa na região, com a realização de eventos para a comunidade, reuniões e encontros que debatem a segurança no bairro e socialização com os moradores.

Domingo de comemorações na praça do metrô

Para celebrar o aniversário, a Associação promove neste domingo (16/7) uma festa na praça do Metrô Jardim São Paulo (Rua Parque Domingos Luís, 273), com barracas de alimentação e artesanato. Brincadeiras, ações de cidadania e shows musicais vão agitar o evento. No fim, a tradicional X-9 Paulistana encerra os 79 anos do bairro, a partir das 20h.

Confira abaixo a página especial do aniversário do bairro, publicada na edição impressa do SP Norte: