Alunos da rede pública da zona norte criam aplicativos para soluções no varejo

0

Estruturas mais enxutas, pessoas jovens e competindo no mercado atrás de investidores: as startups vêm suprindo e renovando mercados e, em alguns casos, desafiando os modelos existentes. Além de criar novas tecnologias, viram empresas influentes e de sucesso, e chegam a mudar alguns paradigmas importantes.

Ciente da importância de startups no país, um projeto inédito e que contempla alunos da rede pública da zona norte, promete fortalecer o empreendedorismo e inovação social como grandes agentes de transformação.

A ação, idealizada pelo Instituto Center Norte, conta com o apoio da consultoria de inovação social Ideias de Futuro, e tem como objetivo proporcionar conteúdo sobre o segmento varejista por meio da utilização do empreendedorismo tecnológico oferecido por uma instituição sem fins lucrativos.

Nesta primeira edição, iniciada em agosto deste ano e que será concluída no mês de novembro, o Startup Varejo envolveu 140 alunos das Escolas Estaduais Augusto Meirelles Reis Filho, Buenos Aires e Joaquim Leme do Prado, além da Etec Parque da Juventude, todas da zona norte.

Segundo o Instituto, o projeto é um curso de inovação, empreendedorismo e tecnologia em formato de competição e prevê que os estudantes criem um projeto digital (aplicativos ou plataformas web) por cada grupo, das quatro escolas, com uma solução relevante para o setor varejista.

Os conteúdos foram específicos, explanados em três meses de aulas com cerca de 60 horas/aula. Os grupos desenvolveram 35 soluções de varejo e a oportunidade real de receber um impulso profissional. De acordo com o Instituto, a meta é atingir toda a rede pública da região em até cinco anos.

A primeira etapa aconteceu em 19 e 20 de outubro, com a apresentação dos alunos das três escolas estaduais. No dia 10 de novembro será a vez dos alunos da Etec Parque da Juventude.

Na bancada, os grupos têm cinco minutos para defender suas ideias e são avaliados por uma banca de especialistas nas áreas de varejo, empreendedorismo e tecnologia.

Entendimento do público-alvo, inovação, impacto na vida dos usuários, sustentabilidade financeira, viabilidade técnica e protótipo são os critérios exigidos na avaliação dos projetos.

Os sete projetos mais bem classificados serão os finalistas da edição, confirmada para 24 de novembro. Como prêmio, receberão mentoria de pré-aceleração oferecida pela Ideias de Futuro, que além de aproximar os jovens do moderno universo das startups, proporciona suporte especializado e dirigido para o desenvolvimento dos projetos que desejarem continuidade.

De acordo com o Instituto Center Norte, essa é uma importante ação para ampliar a atuação no segmento social e contribuir para tornar a zona norte um dos principais polos de desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo.

fotos: Alunos na Escola Joaquim Leme do Prado, no Imirim. Divulgação/Instituto Center Norte