Alencar Burti assume presidência da Associação Comercial

0

::: Ana Cláudia Sacomani

Mais de 600 pessoas se dirigiram ao Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa paulista, na segunda-feira (23/3), para sessão solene de transmissão de cargo da Presidência da Associação Comercial (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). O empresário Alencar Burti assume o mandato de Rogério Amato, que presidiu as entidades durante os biênios 2011/2013 e 2013/2015.

O evento contou com a presença de diretores superintendentes reeleitos para o biênio 2015/2017, George Abraham Ayoub (Distrital Norte) e Michel Wiazowski Rocha (Distrital Nordeste). Além de dirigentes de várias entidades da Cidade, destacaram-se os empresários João Bico de Souza e João de Favari, que assume a vice-Presidência da ACSP e da Facesp. A cerimônia, presidida pelo Presidente da Assembleia, Fernando Capez, também teve a participação do Presidente da Fecomercio-SP, Abram Szajman, do Ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos e do Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Rogério Amato

O ex-Presidente da Associação Comercial fez um balanço de sua gestão e iniciou seu discurso destacando as mudanças profundas pelas quais passaram as duas entidades durante seu mandato, como o programa de simplificação tributária; a elaboração dos planos de governo para os candidatos à Presidência da República e ao Governo de SP; a conquista da Lei De Olho no Imposto; a criação de novos índices do varejo e novos Conselhos; a realização do 1o Congresso Estadual da Mulher Empresária; a mobilização contra os boletos falsos; as ações contra os 10% do FGTS e a taxa de aumento do IPTU; a implantação do ACCelular, ACCertifica, entre outros produtos.

Alencar Burti

Já o atual Presidente destacou a importância da liderança. “Liderar é ouvir, conviver, é ficar a serviço das pessoas que você lidera. É uma permanente troca de ideais, com determinação e entusiasmo”, afirmou. Burti lembrou ainda da necessidade de as entidades se adaptarem aos novos tempos. “Aquilo que antes levava dez anos para mudar, hoje muda em duas horas. Precisamos nos adaptar à tecnologia, que nos coloca sempre num regime de urgência.”

Guilherme Afif Domingos

Para o Ministro, a troca de comando da ACSP e Facesp é a sequência de um trabalho. “Associação Comercial é isso: buscamos uma sequência, objetivos claros, defesa de ideais e princípios, do pequeno empreendedor, que não tem acesso a todos os níveis do Governo”, declarou.

Afif frisou a necessidade de mais alianças com o Legislativo e da valorização da micro e pequena empresa (MPE). “É a pequena empresa que sustenta o emprego e a renda neste país. O setor gerou 3,5 milhões de empregos em quatro anos enquanto os outros setores geraram desemprego.

Zona Norte

Representando a região, o vice-Presidente das entidades, João de Favari, o Superintendente da Distrital Norte e Nordeste, George Ayoub e Michel Rocha destacaram a luta da ACSP e da Facesp pelo pequeno e médio empresário e as dificuldades enfrentadas diariamente como os altos impostos, a logística de distribuição e o transporte que acabam encarecendo o produto ou serviço e consequentemente repassado ao consumidor final.