ACSP – Distrital Norte recebe Secretário de Obras e vereadores para apresentação de obras na Zona Norte

0

No último dia 17/08, a sede da ACSP – Distrital Norte, localizada no bairro de Santana, recebeu o Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura de São Paulo (SIURB), Marcos Monteiro, e os vereadores Coronel Salles (PSD) e Paulo Frange (PTB) para anunciarem obras previstas para a Zona Norte, já definidas pela Revisão do Plano Diretor aprovado recentemente.

A mesa de autoridades foi composta pelo anfitrião, Antonio Carlos Stefano, superintendente da ACSP – Distrital Norte, João de Favari, vice-presidente da ACSP, Secretário de Obras, Marcos Monteiro e os vereadores Coronel Salles e Paulo Frange.

Com o auditório praticamente lotado, com empresários e lideranças da Zona Norte, além de outras autoridades civis e militares, o superintendente a ACSP Antonio Carlos Stefano, passou a condução dos trabalhos sob a presidência do vereador Coronel Salles.

Salles se pronunciou sobre a importância deste momento, já que se inicia uma nova fase para toda a região com a perspectiva de que as obras que serão anunciadas proporcionarão a Zona Norte a retomada do crescimento econômico e principalmente a quebra da estagnação e descaso de mais de 40 anos pelo poder público.

De acordo com a Revisão do Plano Diretor, várias obras na Zona Norte estão previstas para serem executadas em várias regiões, mas as já definidas são pelo menos três aqui na Zona Norte, que iniciarão os projetos e sua viabilidade o mais brevemente possível, sendo elas:

– Túnel de acesso ligando a Av. Brás Leme a Av. Gal Ataliba Leonel – Esse túnel já é reivindicado pela população há décadas, seu projeto não é novo e por isso passará por um novo planejamento. Inicialmente o túnel de ligação passará por debaixo da Rua Voluntários da Pátria, seguindo pela Rua Darzan e saindo na Av. Gal. Ataliba Leonel.

– Continuação da Av. Cruzeiro Sul até a Av. Engenheiro Caetano Álvares – Outra obra que por falta de vontade política não saiu do papel. Na gestão do então prefeito Gilberto Kassab, com o projeto pronto e aprovado seu traçado, iniciou-se na época os processos de desapropriações, mas não seguiram em frente. As consequências foram grandes, principalmente no quadrilátero entre as Rua Dr. Zuquim, Rua Vitória Perpétua e Rua José Debieux, onde até hoje encontramos imóveis sem qualquer finalidade e outros abandonados, por estarem em processo de desapropriação desde esta época estagnando toda esta área prevista para a obra. O projeto passará por atualização de trajeto, bem como um novo projeto de viabilidade econômica será apresentado para avaliação da Prefeitura sobre iniciar a execução ou não desta obra neste momento, ou seja, sem previsão para acontecer.

– Túnel de acesso da Av. Luis Dumont Villares até a Av. Dr. Antônio Maria de Laet – Este túnel já estava previsto desde a construção da Av. Luis Dumont Villares, há mais de 40 anos, mas nunca, nem sequer foi cogitado em fazê-lo. Mais um obra necessária que passará por avaliação e um novo projeto será apresentado para sua execução.

Todas essas obras, repito, são reivindicadas há décadas pela população da Zona Norte, já que irão proporcionar um fluxo melhor no trânsito caótico destas regiões. São grandes avenidas que terminam abruptamente em verdadeiros funis que travam todo o trânsito. De acordo com o secretário, Marcos Monteiro que fez a apresentação destas obras ao público presente, todas elas irão depender da elaboração de um novo projeto para cada uma, e os estudos de viabilidade para inicio destas obras, mas que neste momento seria difícil prever quando iniciariam de fato.

Túneis na Av. Tiradentes seria uma solução para descongestionar o trânsito para quem precisar se dirigir ao centro, zona sul e oeste

Recentemente o Vereador Coronel Salles acompanhando pelo empresário e engenheiro, Reinaldo José Kalil Assad, diretor da Lopes Kalil Engenharia apresentaram ao Prefeito Ricardo Nunes mais uma demanda da Zona Norte, que é a construção de alças de acesso ou túneis que ligariam as Avenidas Santos Dumont e Tiradentes numa via contínua sem a interferência de faróis como a passagem por sobre o Rio Tamanduateí e a via em frente ao Batalhão da Rota, desafogando consideravelmente o trânsito para quem sai da Zona Norte ao centro e a volta, para quem segue para a Zonas Leste e Norte.

De acordo com o Secretário Marcos Monteiro o prefeito Ricardo Nunes acolheu a proposta e já pediu para iniciarem os projetos. O secretário ainda adiantou que inicialmente e de acordo com estudos preliminares esta obra seria executada em túneis, sendo um por debaixo do Rio Tamanduateí e outro ao lado da Rota, e que para não impactar o trânsito local seria realizada em duas etapas, uma etapa para cada sentido. Dentro destes túneis seriam inseridos acessos para a Marginal Tietê. “O projeto está em desenvolvimento e o prefeito pediu agilidade para que a Prefeitura consiga viabilizar o mais rápido possível essa obra”,  concluiu o Secretário Marcos Monteiro.

Os presentes também se manifestaram sobre outras demandas importantes para a região. O empresário Fábio Grotti, CEO da Pneus Douglas, entregou a mesa um estudo detalhado contendo projetos e reivindicações que podem melhorar a Av. Cruzeiro do Sul, que segundo ele está paralizada economicamente por diversos motivos, e que uma intervenção municipal poderia reviver a avenida e proporcionar melhores condições para seus moradores e comerciantes. sendo entre essas demandas:

     1. Extensão e ligação direta da Av. Braz Leme com Av. General Ataliba Leonel;
     2. Mudança da legislação atual, permitindo a implantação do corredor de ônibus da
Av. Cruzeiro do Sul saindo da faixa do comércio para faixa central;
     3. Transformação da Rua Leite de Morais entre Av. Cruzeiro do Sul e Rua Voluntários da
Pátria em calçadão para pedestres;
     4. Ocupação da faixa central da Av. Cruzeiro do Sul, que fica abaixo dos trilhos
elevados do metrô hoje tomada por pessoas em situação de rua e
diversos descartes.

Outro ponto apresentado no estudo é com relação aos moradores de rua e o grande número roubos de celulares e furtos nos comércios e pessoas que trasitam na avenida.
Segundo Fábio, a Av. Cruzeiro do Sul está paralizada economicamente e abandonada pelo poder público, e que uma intervenção municipal poderia reviver a avenida e proporcionar melhores condições para seus moradores e comerciantes.

O Vereador Coronel Salles (PSD) se manifestou sobre essas demandas, “a Zona Norte carece de melhorias, pois estamos há anos luz de outras localidades. Essa oportunidade é única para nós, pois trazer um secretário para dialogar com os principais empresários da região é algo raro, e precisa ser aproveitado. Além disso, temos um prefeito que é aberto ao diálogo, e que está incansavelmente lutando por melhorias para a nossa cidade”.

Já Paulo Frange (PTB), ressaltou que as melhorias propostas irão ser discutidas com a população, e que todos os presentes devem ter como foco, o desenvolvimento da Zona Norte, e os possíveis progressos que estas obras irão trazer para todos. “São Paulo é uma cidade que não para, e temos que evoluir junto com ela. Acredito que a Zona Norte entrará na rota do progresso”, finaliza.

Ao final do evento foi servido um coquetel de confraternização.

Vereador Paulo Frange (PTB), Antonio Carlos Stefano, superintendente da ACSP – Distrital Norte, João de Favari, vice-presidente da ACSP, Secretário de Obras, Marcos Monteiro e o vereador Coronel Salles (PSD)