O Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo (COPOM) recebe em torno de 160 mil ligações por dia via telefone 190. Quinze mil ocorrências são despachadas no mesmo dia. Foi o que informou o Deputado Estadual Coronel Alvaro Camilo durante palestra realizada na quinta-feira (8/10), na sede da ACSP – Distrital Norte.
Cel. Camilo falou sobre a Operação Delegada, Lei do Silêncio e o controle da desordem urbana. “Chamo a atenção sobre o número de prisões em flagrante [160 mil]; deste número, 60 mil não são prisões e sim apreensões de menores infratores até 17 anos que cometem crimes graves, como latrocínios, homicídios e roubo à mão armada”, observou. Disse ainda que mensalmente são apreendidas mil armas e cerca de sete toneladas de drogas, somente pela Polícia Militar.
O Deputado Camilo ocupou o cargo de Comandante Geral da corporação entre 2009 e 2012. Destacou que os princípios básicos da Polícia Militar são direitos humanos, polícia comunitária e gestão pela qualidade. Toda essa estrutura com foco no cidadão. Demonstrou que a PM tem atuado com todos os recursos tecnológicos possíveis no atendimento das ocorrências, com auxílio de sistemas inteligentes. “Para que todo esse trabalho tenha efeito é necessário que o cidadão registre a ocorrência, por menor que seja”, disse.
Degradação urbana
Sobre a degradação urbana Camilo advertiu que a atuação da Prefeitura precisa ser imediata. “Para um local onde se deposita entulho de forma proibida, o Munícipio tem que atuar rapidamente, caso contrário vai se depositar geladeira, sofá, etc. Um lugar degradado com lixo, baixa iluminação, pichações traz oportunidade para o crime. Grande parte dos crimes é de oportunidade. Entre um automóvel com trava e um sem trava, o marginal com certeza escolherá roubar aquele sem trava”, orientou.
Operação Delegada
Para ele, os dados e os indicadores da Zona Norte são favoráveis, em relação a outras regiões da Cidade. “Em 2012 atuavam na Região 410 soldados, hoje somente 121”, afirmou.
Durante o encontro, o Diretor-Superintendente George Abraham Ayoub apresentou os novos associados da Associação Comercial de São Paulo: o empresário José Carlos Leite Nascimento e a SICREDI – Cooperativa de Crédito, na oportunidade representada pelo Gerente Administrativo Eduardo Silveira.
Já o Cel. Antonio Valdir Gonçalves Filho foi homenageado com uma placa da ACSP – Distrital Norte por sua atuação frente ao CPA/M-3.
Fonte: Associação Comercial de SP – Distrital Norte