Cada 100 gramas 90% é gordura
O bacon faz parte do grupo de alimentos considerados “carnes processadas”, estas mostram correlação negativa com a saúde com seu consumo regular e demasiado. O bacon, poderia ser chamado de gordura pura, pois praticamente é composto, exclusivamente, de gordura.
A carne é um alimento rico em proteínas, minerais – como o ferro e o zinco – e uma variedade de vitaminas – em particular vitaminas B. No entanto, o teor de colesterol e gordura saturada é maior do que em alguns outros grupos alimentares.
A carne processada é definida como produto, normalmente, feito a partir de carne vermelha que são curadas, salgadas ou defumadas, como presunto ou bacon. Para melhorar a durabilidade dos alimentos e/ou para melhorar a cor e o sabor, muitas vezes a carne processada irá conter uma grande quantidade de tecido adiposo (por exemplo, salsichas).
Assim, o alto consumo de alimentos processados pode levar a uma ingestão aumentada de gorduras saturadas, colesterol, sal, nitrito, heme-ferro, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e, dependendo do método de preparação de alimentos escolhido, também aminas heterocíclicas. Uma meta-análise de nove estudos de corte observou uma mortalidade maior entre os consumidores elevados de carne vermelha processada.
A composição do bacon é de até 90g de gordura para cada 100g, sendo dessas 25g em gordura saturada. Contendo de 3 a 5g de sal /100g. A alta ingestão de sal pode danificar o revestimento do estômago, aumentar a formação endógena de nitratos e seus subprodutos (por exemplo, peroxinitrito), interagindo sinergicamente com carcinógenos gástricos, aumentando a colonização por Helicobacter pylori.
Acredita-se que um alto consumo de sal esteja associado à hipertensão e, consequentemente, um risco aumentado de DCV (doença cardiovascular), embora ainda não tão claras são as quantidades de ingestão de sal que afetam a pressão arterial. Além de que se está problemática, não é significativamente mais prevalente em certos subgrupos da população que, particularmente, se beneficiaria da diminuição do consumo de sal.
Foto: Divulgação

Com experiência de 6 anos de atendimento, o nutricionista Rodrigo Moreira, criador da marca e da Metodologia NutraSports, desenvolve através de uma consulta didática e esclarecedora, planejamentos alimentares individualizado.