Os dias de Páscoa são especiais para bilhões de cristãos em todo o mundo. A data celebra a ressurreição de Cristo, três dias depois da crucificação, e não é fixa, dependendo das variações da Lua e do equinócio, que é quando os dois hemisférios da Terra são iluminados pelo Sol de maneira igual.
O que nada tem de igual é a comemoração da Páscoa no mundo. Algumas cidades possuem curiosidades: se aqui os coelhos são um símbolo, em outros lugares são considerados uma “peste”. Outros locais têm carnaval, outros têm ovos – mas nem pense que são de chocolate! Uma lista elaborada pelo site de pesquisa Booking.com mostra alguns desses lugares. Confira!
Sevilla (Espanha)
Carros alegóricos, fanfarras, estátuas barrocas. Uma festa colorida que traz a história da Páscoa e atrai viajantes de todo o mundo. É uma das maiores celebrações do país.

Quebec (Canadá)
A Páscoa é celebrada com o “Carnaval de Inverno”. Apesar de vermos a celebração como algo extremamente festivo, por lá é uma das programações tranquilas da data. Eventos esportivos, com pistas de tobogã, skate e esqui dão o clima para a festividade.
Sydney (Austrália)
Esqueça os coelhinhos! Do outro lado do mundo, os coelhos são pestes. Então, para celebrar, as crianças ficam felizes com o Bilby da Páscoa. Outro evento é o Show Real, na icônica Royal Sydney Opera House: as comunidades fazendeiras apresentam suas plantações e gado.

Berlim (Alemanha)
A diversão das famílias alemãs na Páscoa é decorar árvores com ovos pintados – mas vazios, como nas fotos que estão no início da matéria! É um costume do longínquo período anglo-saxão: os ovos são fervidos e decorados, e a simbologia é relacionada com a fertilidade e o renascimento.
Washington D.C. (EUA)
A capital norte-americana tem uma das comemorações mais curiosas. A Casa Branca, sede do governo, abriga a corrida anual dos ovos de Páscoa, no jardim da imponente construção. É uma tradição, acredita-se, que tenha vindo do século XIX. Resta saber se o Presidente Donald Trump terá paciência com os pequenos…

fotos: Divulgação/Booking.com